Política

Passe livre universitário e reforma do DCE da UFF em Niterói

Prefeito se reuniu com representes da UNE e universitários da UFF. Foto: Divugação
Prefeito se reuniu com representes da UNE e universitários da UFF. Foto: Evelyn Lee/Divulgação

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, deu sinal positivo ao projeto que concede meio passe livre aos universitários no transporte público municipal em reunião realizada em seu gabinete com lideranças estudantis e vereadores na tarde desta quarta-feira (2).

Conforme antecipou o vereador Leonardo Giordano, vice-presidente da Comissão de Educação da Câmara, a Prefeitura está elaborando uma Mensagem Executiva sobre o tema, que deve ser enviada ao Legislativo já na próxima semana.

Pelo projeto preliminar discutido na reunião, devem ser beneficiados estudantes de universidades públicas e particulares. No caso das particulares, deve ser criado um critério de renda.

"Essa conquista será muito importante para a cidade. Muitos jovens tem dificuldade de acesso ao ensino superior por conta do preço da passagem do ônibus", comentou Giordano.

De acordo com a Prefeitura de Niterói, o benefício em estudo cobrirá metade da passagem de ônibus, atualmente em R$ 4,05.

De acordo com o coordenador geral do Diretório Central dos Estudantes da UFF, Marcos Teixeira, que integrou a reunião, o projeto em elaboração assegurar a continuidade dos serviços prestados pela universidade à cidade. A entidade defende que o desconto seja integral.

"Isso vai ser fundamental nesse período em que várias bolsas estão em risco, além de garantir a permanência dos estudantes de baixa renda. A ideia é tentar abarcar a realidade dos estudantes no projeto. Há estudantes que vem de toda a região metropolitana para estudar em Niterói, além dos estudantes de baixa renda nas universidades particulares" afirmou Teixeira.

DCE

DCE sofre sem manutenção. Foto: Wallace Rosa/Arquivo

A prefeitura sinalizou também pela intenção de custear a revitalização da sede do Diretório Central dos Estudantes (DCE) em conjunto com a Universidade Federal Fluminense (UFF). O projeto atende um requerimento da vereadora Verônica Lima (PT).

Estiveram na reunião representantes do DCE da UFF e da União Nacional dos Estudantes (UNE).Sobre os detalhes da proposta de custeio para revitalização do DCE e o formato que será adotado no passe universitário, a Prefeitura ainda não se posicionou.

< Plantão Enfoco inicia transmissão em painel de LED Vereadores de SG protagonizam confusão em sessão plenária <